quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O CHÁ VERMELHO



O chá vermelho é feito da erva Camellia sinensis, planta que também deriva os chás verdes e brancos. É muito utilizado em dietas, acelerando a perda de peso, combatendo o inchaço, diminuindo a fome e a vontade de comer, diminui o colesterol e o nível de gordura no sangue.
Mas pouca gente sabe que ele não é um produto natural, pois nasceu da elaboração de um processo de conservação do chá verde. Isso mesmo, o processo consistia em fermentar o chá, o que acabou escurecendo-o e criando o chá vermelho.
Ele é muito bom para regular as funções do corpo, atuando principalmente na regulação do estômago, sendo muito usado pelas pessoas que tem dores nesta região.
É um chá que também desintoxica e reforça o sistema imunológico, estimulando a secreção das glândulas digestivas, facilitando a digestão. O chá vermelho também é rico em vitamina C, sais minerais e antioxidantes.
No Brasil, é muito consumido em forma de chá ou em cápsulas, podendo ser facilmente encontrado em farmácias de manipulação e produtos naturais. A versão em cápsula pode ser encontrada em 1,5 e 2,5 gr.



A dose diária recomendada é de 4 xícaras ou 2 cápsulas, evitando seu consumo a noite, pois contem cafeína o que pode inibir o sono.
É contra indicado para pessoas com gastrite, arritmia cardíaca, gestantes e lactantes.
Seu preparo é igual a qualquer outro chá:
Ferva a uma xícara de chá de água, coloque de uma a duas colheres de sopa do chá vermelho e deixe descansar por 10 a 15 minutos. Coe, adoce e beba ainda morno.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Pimentas.. curiosidades.




Além de retirar gorduras das suas artérias, a pimenta caiena contribui para a melhor circulação de sangue no seu corpo e acelera seu metabolismo em 20%.






Também conhecida como pimenta vermelha, estimula a digestão, auxilia no tratamento de má circulação sanguínea, é rica em vitaminas A e C. É a mais medicinal das pimentas.  

Além de ser um forte estimulante do metabolismo, ajuda a criar calor e estimula a circulação, ajudando no processo de purificação e eliminação das toxinas. 

Pesquisadores do mundo todo não param de descobrir que a pimenta, tanto do gênero piper (pimenta-do-reino) como do capsicum (pimenta vermelha), tem qualidades farmacológicas importantes.


DOENÇAS QUE A PIMENTA CURA E PREVINE

Baixa imunidade - A pimenta tem sido aplicada em diversas partes do mundo no combate à aids com resultados promissores. No caso da aids, uma das causas mais dramáticas do estresse oxidante é a perda de células sangüíneas CD4, um tipo de linfócito T, que desempenham um papel central no sistema imunológico e cuja contagem indica o grau de proteção do organismo diante da enfermidade.

Câncer - Pesquisas nos Estados Unidos apontam a capacidade da capsaicina de inibir o crescimento de células de tumor maligno na próstata, sem causar toxicidade.
Outro grupo de cientistas tratou seres humanos portadores de tumores pancreáticos malignos com doses desse mesmo princípio ativo. Depois de algum tempo constataram que houve redução de 50% dos tumores, sem afetação das células pancreáticas saudáveis ou efeitos colaterais. Já em Taiwan os médicos observaram a morte de células cancerosas do esôfago.
Depressão - A ingestão da iguaria aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado
de alerta, que está associado também à melhora do ânimo em pessoas deprimidas.

Enxaqueca
 - Provoca a liberação de endorfinas, analgésicos naturais potentes, que atenuam a dor.
A endorfina em si é um analgésico natural muito forte fabricado pelo cérebro, e é por isso que dores de cabeça e
enxaqueca somem ao se consumir pimenta. 

Esquistossomose
 - A cubebina, extraída de um tipo de pimenta asiática, foi usada em uma substância semi-sintética por cientistas da Universidade de Franca e da Universidade de São Paulo. Depois do tratamento (que tem baixa toxicidade e, por isso, é mais seguro), a doença em cobaias foi eliminada.

Feridas abertas
 - É anti-séptica, analgésica, cicatrizante e anti-hemorrágica quando o seu pó é colocado diretamente 
sobre a pele machucada.
Gripes e resfriados
 - Tanto para o tratamento quanto para a prevenção dessas doenças, é comum recomendar a ingestão 
de uma pequena pimenta malagueta por dia, como se fosse uma pílula.
Hemorróidas
 - A capsaicina tem poder cicatrizante e já existem remédios com pimenta para uso tópico. Quem tem problemas de hemorróidas não pode abusar da pimenta. Geralmente essas pessoas tem sangramento e pode levar a um agravamento da situação. Mas a pimenta não causa hemorróida.
Infecções
 - O alimento combate as bactérias, já que tem poder bacteriostático e bactericida, e não prejudica o sistema de defesa. Pelo contrário, até estimula a recuperação imunológica.

Males do coração 
- A pimenta caiena tem sido apontada como capaz de interromper um ataque cardíaco em 30 segundos. Ela contém componentes anticoagulantes que ajudam na desobstrução dos vasos sanguíneos e ativam a circulação arterial.

Obesidade
 - Consumida nas refeições, ela estimula o organismo a diminuir o apetite nas seguintes. Um estudo revelou que a pimenta derrete os estoques de energia acumulados em forma de gordura corporal. Além disso, aumenta a temperatura (termogênese) e, para dissipá-la, o organismo gasta mais calorias. As pesquisas indicam que cada grama queima 45 calorias.

Pressão alta
 - Como tem propriedades vasodilatadoras, ajuda a regularizar a pressão arterial. É vasodilatadora, então ajuda a desfazer os coágulos sanguíneos

Reumatismo, artrite e artrose
 - Recomenda-se a aplicação de compressas quentes ou frias nas articulações, feitas com 
250 gramas de pimenta vermelha socada e misturada a uma pasta de purê de inhame. Use uma vez ao dia até a melhora.
Digestão - 
Já a capsaicina e a piperina estimulam as secreções presentes no estômago, melhorando a digestão, e ativam 
circulação no órgão, o que contribui para o processo de cicatrização de úlceras, além de possuir ainda grande poder anti-flatulência. Comer pimenta também age contra o envelhecimento, devido à sua forte ação antioxidante.

Conserva Básica de PimentaPimentas selecionadas de sua escolha2 copos de vinagre branco1 colher (sopa) de açúcar1 colher (chá) de sal
Faça uma calda com o vinagre, o sal e o açúcar, levando essa mistura para ferver por dois minutos. Faça o
branqueamento das pimentas cozinhando-as no vapor, sem que fiquem muito moles. Coloque-as num vidro esterilizado
e jogue a calda quente por cima. Deixe esfriar, tampe e conserve na geladeira.